quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ponte H


Boas,
Um dos meus projectos que está parado a aguardar espaço (sim espaço pois a minha secretária tem de tudo menos espaço!), é um rotor de antenas utilizando um motor de um elevador dos vidros dos carros e um Arduíno para controlar a posição e fazer a interface com o utilizador.
Inicialmente a ideia era utilizar reles para fazer rodar o motor para um lado e para o outro mas como sobraram peças para fazer uma ponte h, decidi meter mãos á obra e fazê-la agora durante as férias de Natal.
Com isto pude testar duas técnicas desenhar o circuito a caneta de tinta permanente na placa e o processo de corrosão do cobre com ácido muriático e água oxigenada.



Como se pode ver na foto pinta-se com a caneta todas as partes onde queremos que fique o cobre. Despois disso metesse dentro de um contentor com a mistura dos químicos e depois de limpa com água está pronta a retirar a tinta com a acetona ficando neste estado:


De notar que onde a tinta da caneta estava mais mal aplicada o cobre ficou um pouco corroído, sendo que para a próxima vez talvez passe com a caneta duas vezes no mesmo sítio.

Mesmo depois de correr todas as lojas aqui da minha zona não consegui arranjar as brocas para o dremel, sendo que amanha vou procurar a outros lados e se tiver sorte ainda meto aqui fotos da placa já furada.

Sem comentários:

Enviar um comentário